(Português do Brasil) Disciplina de Microbiologia agrícola promove palestras e visita.

09/12/2019 11:46

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A disciplina de microbiologia agrícola promoveu três eventos extra-classe este semestre: palestra da doutoranda Shantau Stoffel do PPGRGV, UFSC Florianópolis sobre Micorrizas vesículo-arbusculares; visita à Cervejaria Clossbier em Curitibanos e a palestra da Dra Ieda Mendes da Embrapa Cerrado sobre Indicadores microbianos de qualidade do solo.

A doutoranda Shantau está desenvolvendo parte do seu projeto de tese com a verificação de inoculantes à base de fungos micorrízicos (FMAs). Junto com seu orientador, Prof. Claudio Soares do MIP de Florianópolis e sua equipe vêm testando o inoculante em diferentes regiões do país. De passagem por Curitibanos,em 11/11/2019, Shantau levou sua experiência para os alunos da disciplina.

Outra atividade foi a visita à Cervejaria Clossbier em Curitibanos, no dia 26/11/2019. O proprietário, Sr. João Closs explicou durante quase duas horas, as etapas de produção dos diferentes tipos de cervejas, associando sempre, aos diversos tipos de microrganismos envolvidos, consolidando as bases da microbiologia de alimentos para os estudantes.

Por último, no dia 02/12/2019, a Dra Ieda Mendes, da Embrapa Cerrado ministrou uma palestra via skype, sobre microrganismos como indicadores de qualidade do solo (QS). Apresentou as tabelas BioAS, que utilizam enzimas microbianos, como parâmetros para QS. Lançadas no XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, brevemente, farão parte das análises de solo. O Congresso aconteceu em junho/julho deste ano, em Cuiabá, MT.

 

Tags: microbiologia agrícolapalestrasufsc curitibanosvisita
Translate »