Espetáculo “Medusa enredada: como lembrar? Mas… Como esquecer?

17/03/2020 16:45

            Em alusão ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) da UFSC Florianópolis e o Serviço de Assistência Estudantil da UFSC Curitibanos promoveram o espetáculo “Medusa enredada: como lembrar? Mas…Como esquecer?” da artista Camila Durães. O evento aconteceu no auditório do CEDUP na noite da última quarta-feira, dia 11 de março.
O público curitibanense, formado pelos estudantes e servidores da UFSC e pela comunidade, prestigiou o espetáculo que apresentou uma narração do mito grego de Medusa ao mesmo tempo em que convocou os presentes a refletir sobre o modo como as histórias de violência de gênero são relatadas, colocando em pauta a questão da culpabilização da vítima.
Camila Durães é violoncelista e pesquisadora no campo de estudos de gênero, feminismo e música. Durante a performance cênica e musical, a artista interpretou experiências de assédio e abuso sexual. As referências evidenciadas pelas cores, objetos, acordes no violoncelo e narrativas representaram a violência presente na vida da mulher contemporânea.
Após a apresentação da peça, aconteceu uma conversa sobre as diversas questões que perpassam a violência contra a mulher e se constituem em desafios da contemporaneidade na busca pela igualdade de gênero. O debate foi conduzido pela artista Camila e pelo psicólogo educacional da SAAD Aurivar Fernandes, e motivou o compartilhamento de experiências e reflexões sobre educação de filhos, micromachismos do cotidiano, relações de poder, entendimentos de gênero e diálogo como ferramenta no combate à violação de direitos nos mais diversos espaços sociais.

         

Translate »