(Português do Brasil) Espetáculo “Medusa enredada: como lembrar? Mas… Como esquecer?

17/03/2020 16:45

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

            Em alusão ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) da UFSC Florianópolis e o Serviço de Assistência Estudantil da UFSC Curitibanos promoveram o espetáculo “Medusa enredada: como lembrar? Mas…Como esquecer?” da artista Camila Durães. O evento aconteceu no auditório do CEDUP na noite da última quarta-feira, dia 11 de março.
O público curitibanense, formado pelos estudantes e servidores da UFSC e pela comunidade, prestigiou o espetáculo que apresentou uma narração do mito grego de Medusa ao mesmo tempo em que convocou os presentes a refletir sobre o modo como as histórias de violência de gênero são relatadas, colocando em pauta a questão da culpabilização da vítima.
Camila Durães é violoncelista e pesquisadora no campo de estudos de gênero, feminismo e música. Durante a performance cênica e musical, a artista interpretou experiências de assédio e abuso sexual. As referências evidenciadas pelas cores, objetos, acordes no violoncelo e narrativas representaram a violência presente na vida da mulher contemporânea.
Após a apresentação da peça, aconteceu uma conversa sobre as diversas questões que perpassam a violência contra a mulher e se constituem em desafios da contemporaneidade na busca pela igualdade de gênero. O debate foi conduzido pela artista Camila e pelo psicólogo educacional da SAAD Aurivar Fernandes, e motivou o compartilhamento de experiências e reflexões sobre educação de filhos, micromachismos do cotidiano, relações de poder, entendimentos de gênero e diálogo como ferramenta no combate à violação de direitos nos mais diversos espaços sociais.

         

Translate »